"Estudar a história do passado nos faz entender a história do presente!
Vamos juntos investigar um pouco mais desse assunto específico: Revolução Francesa."

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

QUEDA DA BASTILHA

Foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789. Embora a Bastilha, fortaleza medieval utilizada como prisão contivesse, à época, apenas sete prisioneiros, sua queda é tida como um dos símbolos daquela revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa.
A grande prisão do estado terminou sendo invadida porque um jornalista, Camille Desmoulins, saiu pelas ruas dizendo que as tropas reais estavam prestes a desencadear uma repressão sangrenta sobre o povo de Paris. Todos deviam socorrer-se das armas para defender-se. A multidão apropriou-se de vinte e oito mil mosquetes e de alguns canhões. Correu o boato de que a pólvora se encontrava estocada na fortaleza da Bastilha. Marcharam então para lá. A massa revoltosa era composta pelo povo de Paris. A fortaleza, por sua vez, defendia-se com 32 guardas suíços e 82 "inválidos" de guerra.
Durante o assédio, o marquês de Launay, o governador da Bastilha, ainda tentou negociar. Os guardas, no entanto, descontrolaram-se, disparando na multidão. Indignado, o povo reunido na praça em frente partiu para o assalto e dali para o massacre. O tiroteio durou aproximadamente quatro horas. O número de mortos foi incerto. Calculam que somaram 98 populares e apenas um defensor da Bastilha.
Launay teve um fim trágico. Foi decapitado e a sua cabeça espetada na ponta de uma lança desfilou pelas ruas numa celebração macabra. Os presos, soltos, arrastaram-se para fora sob o aplauso comovido da multidão postada nos arredores da fortaleza devassada. Posteriormente a massa incendiou e destruiu a Bastilha. O episódio, verdadeiramente espetacular, teve um efeito eletrizante.
E ainda hoje, a Queda da Bastilha é comemorada como o principal feriado francês.

Nenhum comentário: